Tecnologia do Blogger.
RSS

Proteja-se da baixa umidade do ar através da alimentação saudável

Em grande parte do Brasil, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, no sertão nordestino e em São Paulo, o clima está muito seco, quente e com baixa umidade relativa do ar, provocando na natureza queimadas, poluição do ar e nas pessoas agravamento de problemas respiratórios, cardiovasculares, sangramento no nariz, ressecamento dos olhos e desidratação.

Segundo os especialistas, a baixa qualidade do ar requer estado de atenção ou de alerta para estes estados brasileiros.

Além da água, a alimentação saudável é considerada uma forte aliada contra os efeitos deste clima considerado desértico pelos meteorologistas. Juntos, combatem as consequências negativas da baixa qualidade do ar.

O consumo de água, dos sucos naturais e das frutas ricas em água como a melancia, o melão, o abacaxi e a água de coco são as principais fontes de hidratação.

Bem como a ingestão de alimentos ricos em betacaroteno, encontrados nos alimentos de cores amarelada e alaranjada, entre eles estão a abóbora, a cenoura, a laranja, o mamão, hidratam a pele e a protegem contra a radiação solar, assim como a beterraba e o cacau.

Outro nutriente importante para estimular a produção das fibras de colágeno é o mineral silício, encontrado na aveia, alcachofra, alho-poró, aspargo, cebola, cevada, mel, nabo, pepino e salsinha, responsáveis, entre outras coisas, pela boa formação e proteção dos fios de cabelos e unhas.

Já o consumo das frutas cítricas como a acerola, a laranja, o limão, o caju, a maçã, o maracujá, assim como os vegetais folhosos e o tomate, são fontes de vitamina C, indicados para reduzir os efeitos de problemas respiratórios, sangramento no nariz e redução de alergias em geral, colaborando para aumentar a imunidade.

Apesar de líquidos, os refrigerantes não são recomendados. Os do tipo “zero” apesar de não conter açúcar como ingrediente em sua formulação, contém alto teor de sódio, gerando retenção de líquidos. Os do tipo “cola” apresentam cafeína em sua composição, consequentemente são diuréticos. Assim vale também para o café e os chás que contêm cafeína e as bebidas alcoólicas, visto que provocam a desidratação, por isso seu consumo deve ser reduzido ou até mesmo evitado.

Portanto, a refeição deve ser balanceada, variada, colorida e as escolhas alimentares devem ser saudáveis contendo frutas, hortaliças cruas e cozidas, carnes magras, leites e seus derivados desnatados, castanhas, nozes, sementes de linhaça, azeite de oliva, temperos de ervas naturais, assim como a ingestão de peixes como o salmão, a sardinha e o atum. Devem-se evitar preparações pesadas como frituras, cremes e alimentos gordurosos, processados e ricos em sódio.


                                                               por Elizabeth Pessoa 
Nutricionista da VivaNut - Consultoria e Assessoria em Nutrição.
beth@vivanut.com.br 


Referências bibliográficas:
Climatempo; acesso em 10/09/2012;
Folha cotidiano - Jornal Folha de São Paulo do dia 10/09/2012;
O portal de notícias da Globo - G1, acesso em  10/09/2012.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS