Tecnologia do Blogger.
RSS

Pesquisa em SP revela que pizzarias são campeãs da falta de higiene

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que as pizzarias lideram o ranking da falta de higiene entre os estabelecimentos que vendem comida industrializada no Estado de São Paulo.
 As equipes das Vigilâncias Sanitárias estadual e municipais encontraram problemas relacionados à manipulação de alimentos em 31% dos locais que servem pizza.

Foram inspecionados 467 estabelecimentos comerciais no Estado entre os anos de 2005 e 2006. As churrascarias ficaram com a segunda pior colocação, com 19% de reprovação no quesito "manipulação e manipuladores", que avalia as condições de higiene e o estado de saúde dos funcionários, além das fases do pré-preparo e preparo dos alimentos, como seleção, higiene, congelamento, descongelamento e cozimento.

Entre as pastelarias avaliadas, 14% tiveram problemas relacionados à higiene, assim como 13% das padarias, 11% dos supermercados, 8% dos restaurantes e 6% das mercearias. Os estabelecimentos foram obrigados a corrigir o problema e, em casos mais graves, penalizados de acordo com a legislação sanitária.

"Nos últimos anos houve expressiva proliferação de pizzarias nos municípios paulistas, especialmente de estabelecimentos menores que realizam entregas em domicílio. Nesses locais é comum que os ingredientes fiquem expostos em potes abertos por longos períodos, em temperaturas inadequadas", afirma Maria Cristina Megid, diretora do CVS (Centro de Vigilância Sanitária) da secretaria. "Os funcionários desses locais também precisam ser orientados sobre a higiene pessoal e o correto preparo dos alimentos", disse.

Segundo a diretora do CVS, os profissionais podem contaminar alimentos por estarem doentes, terem hábitos inadequados de higiene ou realizarem operações de manipulação que provoquem a contaminação dos produtos. Com isso, os consumidores ficam expostos ao risco de doenças, especialmente diarréia.

A dica para o consumidor que costuma pedir pizza pelo sistema de entrega em casa é sempre conhecer pessoalmente o estabelecimento, verificar a higiene do local, o acondicionamento dos ingredientes, a limpeza dos recipientes e o modo como os produtos são manipulados. Também é importante observar, por exemplo, se os funcionários usam uniformes limpos e se há pias no local para que eles lavem as mãos.



Fonte: Folha Online
Postado por VivaNut Consultoria e Assessoria em Nutrição

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS