Tecnologia do Blogger.
RSS

Suplementos Nutricionais: entenda um pouco mais!

A alimentação saudável e adequada, respeitando as características individuais deve ser entendida e compreendida como sendo o ponto de partida para obter um bom desempenho durante a atividade física, disposição e prevenção de doenças. As manipulações nutricionais caracterizam uma estratégia complementar.

Suplementos nutricionais são preparações acrescidas à dieta e destinadas a complementá-la. Seu uso é indicado para pessoas cuja dieta alimentar apresente carência destes nutrientes, ou quando estes não podem ser consumidos em quantidade suficiente, por algum motivo.

Os produtos para a complementação nutricional podem ser divididos em duas categorias: suplementos dietéticos e suplementos ergogênicos. Os primeiros são substâncias similares aos alimentos, no que diz respeito aos nutrientes oferecidos. Na categoria de auxiliares ergogênicos estão os suplementos nutricionais que contêm algumas substâncias que não fariam parte das necessidades diárias, mas são capazes de otimizar o desempenho durante e após o exercício físico.

Cada vez mais pessoas buscam suplementos pautados pela ideia equivocada e largamente disseminada, com base de informação enganosa. Esperam que esses produtos tragam mais saúde, beleza e melhor rendimento. Portanto aqui vai uma dica: os suplementos a serem utilizados devem ter o registro na Anvisa. Este registro garante que este produto seja respaldado por estudos científicos comprovando os reais benefícios, e que não traga em sua composição substâncias tóxicas ou prejudiciais ao indivíduo.

Em uma reportagem na revista do CRN3, Dra. Marta Rochele, nutricionista, membro da Comissão de ética do CRN-3, afirma que entre 2001 e 2006 foi feito uma pesquisa, sendo identificado que existia no mercado uma série de produtos que não informavam sua composição no rótulo. Muitos deles continham esteróides anabólicos. A pessoa tomava pensando que era só proteína, mas havia também a presença de outras substâncias, como hormônios ou precursores hormonais. Isso evidencia um risco a saúde.

Em informe, publicado nesta terça-feira (10/7/12), pela Agência de Vigilância Sanitária, mostra que a substância DMAA tem sido adicionada indiscriminadamente aos suplementos alimentares, apesar de ser proibida. Entre os suplementos alimentares que possuem DMAA estão: Jack3D, Oxy Elite Pro, Lipo-6 Black, entre outros. Essa substância, que tem efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central, pode causar dependência, insuficiência renal, falência do fígado e alterações cardíacas, e pode levar a morte.

O consumo de qualquer tipo de suplemento deve ocorrer após a prescrição médica ou de um nutricionista.
Muitos fabricantes prometem resultados que, em geral, não se concretizam. Muitos destes suplementos estão em fase de pesquisas e, portanto não existe nenhum respaldo científico que ofereça garantia.

Por isso é necessário procurar um nutricionista, para garantir a oferta de maneira individualizada baseado em um diagnóstico prévio. Os suplementos nutricionais não são fórmulas mágicas que farão o indivíduo atingir seu objetivo do dia para noite. Isto é mito. E muito bom para os fabricantes destes produtos, uma vez que não são nada baratos.

A suplementação nutricional deve ter como base uma alimentação equilibrada, 
em momento nenhum substituí-la!




Por: Laís Morales Bacelar
Nutricionista na VivaNut - Consultoria e Assessoria em Nutrição
CRN 3 – 32777
Contato: vivanut@vivanut.com.br

Referências bibliográficas:
HERNANDEZ, A. J.; NAHAS, R. M. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2009.
Revista de Conselho Regional de Nutricionistas 3º Região SP/MS. Ano 2 nº3, p. 30. Junho de 2012.
Conselho federal de nutricionistas. Resolução CFN nº390/2006.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Disponível em: www.anvisa.gov.br. Acesso em: 17 de junho de 2012.
Imagem: http://migre.me/9Z7M7 e http://migre.me/9Z83V

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS