Tecnologia do Blogger.
RSS

Fibromialgia - O que a nutrição pode fazer por você?



O que é Fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença crônica que afeta principalmente as mulheres. O cansaço, dor, desconforto, afetam todas as áreas da vida cotidiana. Uma delas é a alimentação, que pode ser alterada significativamente, podendo até desequilibrar o funcionamento do organismo. Entre medicações, exercícios físicos, fisioterapia, acupuntura e acompanhamento psicológico, a alimentação é muito importante para aliviar os sintomas de dor. 





Seguem alguns nutrientes importantes na alimentação do dia a dia de quem convive com a fibromialgia:

ü Vitamina C. É antioxidante (impede atuação de radicais livres que são substâncias responsáveis pelo envelhecimento do organismo). Encontrada nas frutas frescas, especialmente as cítricas como morango, ameixa, laranja, abacaxi, pimentão, repolho verde.

ü Vitamina E. Está presente nas nozes, castanhas e óleos de peixe. Evita cãimbras e espasmos musculares.

ü Beta-caroteno. Também é um nutriente antioxidante, encontrado na cenoura, frutas cítricas e vegetais folhosos verde escuro.

ü Selênio. Presente nos peixes, produtos lácteos, nozes, cebola, alho, tomate ou brócolis. A baixa ingestão pode provocar fraqueza e dor muscular.

ü Cálcio. A baixa concentração de cálcio no sangue pode provocar espasmos musculares. A dose diária recomendada é de 2 a 3 porções de leite ou derivados por dia.

ü Magnésio. Ajuda a controlar impulsos nervosos e é muito importante na contração muscular. Muitos pacientes com fibromialgia têm um deficiência deste mineral. Sua falta pode causar apatia, fraqueza, tremores e cãimbras musculares. É encontrado nos vegetais folhosos verde, cacau, nozes, frutos do mar, grãos integrais, e gérmen de trigo e chocolate.

ü Ômega 3. É um nutriente anti-inflamatório, encontrado em atum, salmão, sardinha, anchova, truta, arenque.

ü  Triptofano.  É um nutriente encontrado nas carnes, nozes e em algumas frutas como kiwi e banana. Atua juntamente com o Ferro - encontrado nas leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, ervilha), Magnésio (citado acima) e Potássio (encontrado nas frutas) - na liberação de serotonina, atuando como um antidepressivo natural, e endorfina (no consumo do chocolate, por exemplo), que promove sensação de bem estar. 1,2.


Referências:
1 Margarit, M.I.B. Guía de Alimentación en Fibromialgia. Barcelona, Espanha. 2007.  
2 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coor-denação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimen-tar para a população brasileira : promovendo a alimentação sau-dável/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coor-denação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. – Brasília: Ministério da Saúde, 2005. 236p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos).




Por: Bárbara Verne Facin
Nutricionista
CRN-3: 35586
Cel.: (11) 97126.3673
barbarafacin@hotmail.com




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS