Tecnologia do Blogger.
RSS

Cuide bem de você, cuidando bem do seu corpo!



“ Deixe que o alimento seja o seu remédio e o remédio o seu alimento” (Hipócrates)

Conceito de saúde:

“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença” (OMS).

De acordo com a OMS, as doenças crônicas são a principal causa de morte e incapacidade no mundo.
No Brasil, a obesidade é um problema de saúde pública e tem sido considerada uma epidemia. De acordo com o Ministério da Saúde, (estatística referente a 2011), 52,6% dos homens e 44,7% das mulheres estão acima do peso desejável. No total 49% dos brasileiros tem excesso de peso.

A dieta desequilibrada é o principal fator que influencia a saúde e também é fator determinante para o aparecimento da obesidade e doenças crônicas como: diabetes tipo 2, hipertensão, câncer, doenças cardiovasculares.

O consumo excessivo de calorias e de alimentos ricos em gordura saturada, trans, açúcar e sódio estão relacionados com o aparecimento de doenças.

As dislipidemias no grupo infanto-juvenil são mais frequentes provavelmente pela mudança de hábitos alimentares associados à redução de atividades físicas, (FARIA et al., 2008).




Para ajudar nas escolhas dos alimentos o Ministério da Saúde, em 2005, desenvolveu o Guia Alimentar para a População Brasileira. Nele encontramos orientações precisas de porções dos grupos alimentares que devem ser consumidas diariamente.

Exemplos:

1 porção Leites e derivados = 120 Kcal
Requeijão cremoso = 1,5 colher de sopa
Iogurte natural integral = 1 copo
Leite = 200ml
1 porção de frutas = 70 Kcal
Abacaxi = 1 fatia
Mamão papaia = 1/2 unidade
Morango = 10 unidades

Outra informação relevante é a atenção que o consumidor deve ter com os rótulos dos alimentos. Para uma alimentação mais saudável deve-se preferir produtos com baixo percentual de gorduras saturadas, gorduras trans e sódio e preferir produtos com alto percentual de fibras alimentares.


Alimentação saudável - Atributos de uma alimentação saudável:

Uma alimentação saudável é aquela adequada às necessidades dos indivíduos, nas diversas fases da vida. Deve ser:

Acessível financeiramente
Saborosa
Variada
Harmônica
Segura sanitariamente
Colorida



Dez Passos para uma Alimentação Saudável:

1 - Faça pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2 - Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais, tubérculos e raízes nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3 – Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4 - Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5 - Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6 - Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7 - Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Consuma no máximo uma porção do grupo dos açúcares e doces por dia. 

8 - Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio).
9 - Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10 - Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.


Mantenha o peso dentro de limites saudáveis. Além da alimentação saudável, a atividade física regular é importante para manter um peso saudável.

                                          Cuide bem de você, cuidando bem do seu corpo!

Por: Adeilda Ferreira Paes de Morais
Nutricionista
CRN 3 – 34417
Contato: deiapmorais@hotmail.com

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS