Tecnologia do Blogger.
RSS

Cuide bem de você, cuidando bem do seu corpo!



“ Deixe que o alimento seja o seu remédio e o remédio o seu alimento” (Hipócrates)

Conceito de saúde:

“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença” (OMS).

De acordo com a OMS, as doenças crônicas são a principal causa de morte e incapacidade no mundo.
No Brasil, a obesidade é um problema de saúde pública e tem sido considerada uma epidemia. De acordo com o Ministério da Saúde, (estatística referente a 2011), 52,6% dos homens e 44,7% das mulheres estão acima do peso desejável. No total 49% dos brasileiros tem excesso de peso.

A dieta desequilibrada é o principal fator que influencia a saúde e também é fator determinante para o aparecimento da obesidade e doenças crônicas como: diabetes tipo 2, hipertensão, câncer, doenças cardiovasculares.

O consumo excessivo de calorias e de alimentos ricos em gordura saturada, trans, açúcar e sódio estão relacionados com o aparecimento de doenças.

As dislipidemias no grupo infanto-juvenil são mais frequentes provavelmente pela mudança de hábitos alimentares associados à redução de atividades físicas, (FARIA et al., 2008).




Para ajudar nas escolhas dos alimentos o Ministério da Saúde, em 2005, desenvolveu o Guia Alimentar para a População Brasileira. Nele encontramos orientações precisas de porções dos grupos alimentares que devem ser consumidas diariamente.

Exemplos:

1 porção Leites e derivados = 120 Kcal
Requeijão cremoso = 1,5 colher de sopa
Iogurte natural integral = 1 copo
Leite = 200ml
1 porção de frutas = 70 Kcal
Abacaxi = 1 fatia
Mamão papaia = 1/2 unidade
Morango = 10 unidades

Outra informação relevante é a atenção que o consumidor deve ter com os rótulos dos alimentos. Para uma alimentação mais saudável deve-se preferir produtos com baixo percentual de gorduras saturadas, gorduras trans e sódio e preferir produtos com alto percentual de fibras alimentares.


Alimentação saudável - Atributos de uma alimentação saudável:

Uma alimentação saudável é aquela adequada às necessidades dos indivíduos, nas diversas fases da vida. Deve ser:

Acessível financeiramente
Saborosa
Variada
Harmônica
Segura sanitariamente
Colorida



Dez Passos para uma Alimentação Saudável:

1 - Faça pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2 - Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais, tubérculos e raízes nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3 – Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4 - Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5 - Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6 - Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7 - Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Consuma no máximo uma porção do grupo dos açúcares e doces por dia. 

8 - Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio).
9 - Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10 - Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.


Mantenha o peso dentro de limites saudáveis. Além da alimentação saudável, a atividade física regular é importante para manter um peso saudável.

                                          Cuide bem de você, cuidando bem do seu corpo!

Por: Adeilda Ferreira Paes de Morais
Nutricionista
CRN 3 – 34417
Contato: deiapmorais@hotmail.com

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Queijos: saiba mais!



A composição nutricional dos queijos depende, em grande parte, do leite e da tecnologia utilizados. No entanto, a maioria dos queijos destaca-se pelo teor relevante de proteínas, de minerais e oligoelementos (principalmente cálcio, zinco, potássio) e de vitaminas (principalmente A,B2,B9,B12,D).





Os principais nutrientes dos queijos são:

1 Proteínas

O teor de aminoácidos essenciais das proteínas dos queijos lhes confere um alto valor biológico e uma digestibilidade próxima a 95%. Em outras palavras, as proteínas dos queijos são absorvidas quase integralmente na altura do intestino e fornecem ao organismo os aminoácidos necessários ao seu desenvolvimento.

2 Cálcio

Os benefícios do cálcio sobre a formação dos dentes, ossos e cartilagens e na prevenção da osteoporose já estão amplamente demonstrados.

Os queijos são uma excelente fonte de cálcio. No entanto, a presença desse mineral varia em função do teor de umidade e da técnica de fabricação dos queijos. Os queijos frescos têm teores mais baixos, já os queijos de massa prensada cozida chegam a apresentar até mais de 1.200 mg de cálcio por q00 g de produto.

O cálcio dos queijos é particularmente bem absorvido – o coeficiente de absorção é de aproximadamente 33%, semelhante ao do leite. Sua biodisponibilidade é favorecida pela presença simultânea de fósforo e pela presença de peptídeos que foram identificados como transportadores de cálcio.


3- Vitaminas

O teor de vitaminas lipossolúveis dos queijos (A, D e eventualmente E), depende do teor de lipídios. Já o teor de vitaminas hidrossolúveis (grupo B) varia consideravelmente dependendo do tipo de queijo. Na verdade o teor de vitaminas resulta de dois fatores antagônicos: a perda na fase de dessoragem e o enriquecimento durante o processo de maturação. A maioria dos queijos fornece quantidades consideráveis de ácido fólico (vitamina B9) e de retinol (vitamina A). Por outro lado são pobres em vitamina C.

4- Outros minerais e oligoelementos

Os queijos são também importante fonte de zinco (2 a 10 mg/100 g), de iodo e de selênio. Alguns fornecem quantidades não desprezíveis de potássio (entre 100 e 200 mg/100g). O teor de fósforo é, em geral, próximo do teor de cálcio, e a relação Ca/P (próxima a 1,3) é particularmente favorável ao aproveitamento do cálcio. A maioria dos queijos é pobre em magnésio (de 10 a 50 mg/100 g).

5- Lipídios

Os lipídios conferem aos queijos sua cremosidade e, alguns ácidos graxos livres formados durante a maturação, contribuem para a formação do aroma.

Os lipídios dos queijos encontram-se sob a forma de emulsão, o que os torna particularmente fáceis de serem digeridos.

Fonte: ABIQ

O papel dos lipídios dos queijos sobre a saúde é difícil de ser avaliado, pois existem poucos estudos epidemiológicos a respeito. Sabe-se que são compostos de uma mistura de ácidos graxos saturados, mas também mono e poliinsaturados. O teor de ácidos graxos trans dos queijos depende fundamentalmente do leite utilizado e da região produtora. Vale notar ainda que nos queijos estão presentes dois ácidos graxos trans: o ácido vacênico e o ácido rumênico, os quais tem efeitos benéficos sobre a saúde (prevenção de câncer, aterosclerose e ação imunológica).




Por MK CONSULTORIA NUTRICIONAL

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

"Andar, mesmo que pouco, diminui o risco de diabetes, diz estudo"



O estudo, publicado na revista "Diabetes Care", reforça uma ideia crescente na ciência: a de que mesmo pequenas quantidades de exercício fazem muito efeito para pessoas pouco ativas, segundo Catrine Tudor-Locke, pesquisadora do Centro de Pesquisa Biomédica Pennington, em Luisiana (EUA), que não fez parte do estudo.

A recomendação, segundo a pesquisadora, é de 10 mil passos por dia --mil passos equivalem a 800 metros; o ideal, portanto, é andar oito quilômetros diariamente.

Até agora, poucos estudos tinham medido precisamente quantos passos as pessoas andam por dia, de acordo com Amanda Fretts, pesquisadora da Universidade de Washington e autora principal do trabalho.

Para fazer a pesquisa, os cientistas pediram a mais de 1.800 pessoas que usassem um pedômetro durante uma semana. Todos os voluntários eram de comunidades americanas conhecidas por terem baixos níveis de atividade física e altas taxas de diabetes.

Um quarto do grupo andava menos de 3.500 passos diariamente (atividade física muito baixa) e metade dos participantes andava menos de 7.800 passos por dia. Nenhum dos voluntários tinha diabetes no início do estudo, mas, após cinco anos de acompanhamento, 243 pessoas desenvolveram a doença.

Depois de levar em conta outros fatores, como obesidade na infância e tabagismo, os pesquisadores concluíram que quem andava mais tinha 29% menos risco de ter diabetes do que aqueles que caminhavam menos.

"O aumento da atividade física pode prevenir o ganho de peso e promover a perda de peso, um dos principais determinantes do risco de diabetes", disse Fretts.

Segundo a pesquisadora, o exercício também tem efeitos sobre os níveis de glicose e inflamação no organismo, o que pode influenciar.

Os benefícios da caminhada moderada (menos de 10 mil passos diários), porém, valem só para "aqueles que são realmente inativos, para começar", de acordo com Tudor-Locke. Não quer dizer, claro, que quem tem um nível alto de atividade precise diminuir o ritmo.




Fonte: Jornal Folha de São Paulo de 29/06/2012.
Postado por VIVANUT

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Hora de comer: Saiba como não errar na alimentação de seu filho



Em muitas ocasiões, os pais, com um grande desejo de que a criança esteja bem nutrida, fazem da hora de comer o momento de mais tensão na casa, com angústia, ansiedades e reprovações às condutas da criança em relação ao alimento.

Algumas dicas que podem ajudar:

- A hora da refeição deve ser agradável e necessária para a criança. Evite condicionar o castigo se não come todo o prato.

- Ajude à criança diante da percepção da comida. Sirva-lhe no prato maior a mesma quantidade de comida, de modo que perceba pouca comida dentro do seu prato.

- Pode motivá-la a colocar a mesa, deixar que ela mesma se sirva e decida e tenha autonomia sobre seus gostos alimentares.

- Sempre que puder, permita-lhe que coma com seus pais para que se aproprie aos hábitos alimentares da família, assimilando a conduta e modelos desta.

Não pretenda que a criança coma a mesma quantidade de alimento que você. Deixe que ela decida e coma a quantidade que necessita para satisfazer sua fome e desenvolver de forma saudável seus gostos.

Se o problema torna-se crônico e chega a criar um mal-estar emocional sem soluções na família, PROCURE UM NUTRICIONISTA.

Por: MK Consultoria Nutricional

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pesquisa em SP revela que pizzarias são campeãs da falta de higiene

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que as pizzarias lideram o ranking da falta de higiene entre os estabelecimentos que vendem comida industrializada no Estado de São Paulo.
 As equipes das Vigilâncias Sanitárias estadual e municipais encontraram problemas relacionados à manipulação de alimentos em 31% dos locais que servem pizza.

Foram inspecionados 467 estabelecimentos comerciais no Estado entre os anos de 2005 e 2006. As churrascarias ficaram com a segunda pior colocação, com 19% de reprovação no quesito "manipulação e manipuladores", que avalia as condições de higiene e o estado de saúde dos funcionários, além das fases do pré-preparo e preparo dos alimentos, como seleção, higiene, congelamento, descongelamento e cozimento.

Entre as pastelarias avaliadas, 14% tiveram problemas relacionados à higiene, assim como 13% das padarias, 11% dos supermercados, 8% dos restaurantes e 6% das mercearias. Os estabelecimentos foram obrigados a corrigir o problema e, em casos mais graves, penalizados de acordo com a legislação sanitária.

"Nos últimos anos houve expressiva proliferação de pizzarias nos municípios paulistas, especialmente de estabelecimentos menores que realizam entregas em domicílio. Nesses locais é comum que os ingredientes fiquem expostos em potes abertos por longos períodos, em temperaturas inadequadas", afirma Maria Cristina Megid, diretora do CVS (Centro de Vigilância Sanitária) da secretaria. "Os funcionários desses locais também precisam ser orientados sobre a higiene pessoal e o correto preparo dos alimentos", disse.

Segundo a diretora do CVS, os profissionais podem contaminar alimentos por estarem doentes, terem hábitos inadequados de higiene ou realizarem operações de manipulação que provoquem a contaminação dos produtos. Com isso, os consumidores ficam expostos ao risco de doenças, especialmente diarréia.

A dica para o consumidor que costuma pedir pizza pelo sistema de entrega em casa é sempre conhecer pessoalmente o estabelecimento, verificar a higiene do local, o acondicionamento dos ingredientes, a limpeza dos recipientes e o modo como os produtos são manipulados. Também é importante observar, por exemplo, se os funcionários usam uniformes limpos e se há pias no local para que eles lavem as mãos.



Fonte: Folha Online
Postado por VivaNut Consultoria e Assessoria em Nutrição

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Sugar Stacks

How much sugar is in that?

Recomendamos uma ferramenta que permite comparar a quantidade de açúcar de vários alimentos: o SugarStacks!

O conteúdo está em inglês porém os alimentos são divididos por categorias, o que facilita a navegação.

Cada alimento é representado por uma pilha de cubos de açúcar de 4 gramas cada.
Com certeza você se surpreenderá com certas comparações!  Uma lata de refrigerante equivale a 10 cubos de açúcar enquanto que uma porção de frutas equivale a apenas 4 cubos...

Navegar pelo site é uma ótima maneira de refletir um pouco sobre a qualidade dos alimentos que fazem parte da nossa alimentação. Quer experimentar?  Clique aqui.



Por: VivaNut - Consultoria e Assessoria em Nutrição

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS